segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VISAGISMO - LIGUAGEM VISUAL E INTELIGÊNCIA VISUAL - UNIDADE I

A linguagem visual na construção de uma imagem pessoalO conceito de visagismo, aplicado à estética, quebra os rígidos padrões de beleza dando lugar à valorização de cada pessoa, que deve ter uma imagem criada baseada em particularidades únicas, para formar um todo harmonioso e belo.
No final do século 19, o arquiteto Louis Sullivan estabeleceu um conceito que mudou radicalmente a arquitetura e todas as outras artes aplicadas. Este conceito foi resumido na sua célebre frase: "A forma sempre segue a função".
Em 1918, a escola de artes Bauhaus foi fundada sobre esse princípio, por Walter Gropius e um influente grupo de artistas, e seus ensinamentos mudaram definitivamente toda a área de artes visuais, desde as Belas Artes ao Design.Essa frase significa que, antes de se pensar no que será bonito, ou esteticamente agradável, é preciso pensar para que, ou quem, a imagem serve. Há casas bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos, mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar.
E vemos cortes e penteados belíssimos, que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita confiança em sua competência.Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela.O visagismo, palavra derivada de visage, que, em francês, significa rosto, foi criado por Fernand Aubry, em 1937, com o intuito de alinhar a arte de criar uma imagem pessoal a esse mesmo conceito. No entanto, nunca foi possível, ao cabeleireiro e ao maquiador, aplicar esse conceito totalmente, porque lhes faltavam algumas informações essenciais, principalmente sobre a linguagem.
Em primeiro lugar, é preciso compreender que toda imagem expressa conceitos, sensações e emoções. A imagem de uma pessoa é constituída pelo seu formato de rosto, suas feições, sua cor de pele, seu corte de cabelo, penteado, coloração, sua maquiagem, adornos e, no caso dos homens, seus pêlos faciais. Esse conjunto faz, literalmente, uma declaração ao mundo e à própria pessoa de quem ela é por meio da linguagem visual.
Todo mundo tem uma compreensão intuitiva dessa linguagem, mas poucos sabem como realmente funciona. É a mais antiga e primitiva linguagem dos seres humanos e a primeira utilizada para compreender o mundo que nos cerca. Intuitivamente entendemos o que significam as diversas linhas, formas, cores e outros elementos que compõem uma imagem. É por isso que conseguimos sentir o que as imagens transmitem.
Pessoas que trabalham com imagens, inclusive os profissionais da área da beleza, geralmente têm inteligência visual acima da média e, instintivamente, sabem como lidar com uma imagem. No entanto, para exercer o visagismo, é preciso conhecer essa linguagem profundamente.Esse conhecimento permite analisar as formas e os traços de um rosto e saber o que expressam da personalidade de uma pessoa. Há mais de 5.000 anos os chineses já haviam percebido que a personalidade, ou temperamento, de uma pessoa é estampada no seu rosto. Os hindus e os gregos, na Antigüidade, fizeram essa mesma constatação e daí nasceu a Fisiognomonia, que é a arte de conhecer o caráter das pessoas pelos traços fisionômicos.Com esse conhecimento, o profissional consegue, depois de alguma prática, fazer uma leitura muito rápida de seu cliente. Em poucos minutos ele analisa as características físicas e fica sabendo exatamente o tipo de pessoa que é. Conversando com ela, descobrirá ainda: seu trabalho, suas atividades, seu estilo de vida, seus desejos e suas necessidades.
Aí então saberá o que sua imagem deve expressar, para lhe proporcionar maiores benefícios nos seus relacionamentos, levantar sua auto-estima e criar um bem-estar, no geral.Nisso se estabelece um conceito, ou seja, a função da imagem. E esse é o primeiro passo do processo criativo. Mas para criar a forma mais adequada, que melhor expressa esse conceito, é preciso dominar o uso da linguagem visual, conhecendo e estudando seus fundamentos: luz e sombra, cor, composição, proporção áurea, dinâmica das linhas e outros. Os fundamentos são baseados em conhecimentos de física óptica (cor e luz), de matemática, de geometria, de antropologia e das ciências cognitivas, que estudam como funcionam a percepção e a compreensão do mundo.A beleza é criada quando o conceito transmite as qualidades da pessoa - força, criatividade, dinamismo, meiguice ou autocontrole, por exemplo - e quando a forma valoriza as características físicas positivas, expressa harmonia e é criada de acordo com os princípios de estética.
Finalmente, é preciso que o profissional domine as diversas técnicas utilizadas na criação de uma imagem pessoal: o corte, coloração, penteado, maquiagem e outras.Dessa forma ele pode direcionar seu trabalho, exercendo sua habilidade e criatividade, com consciência daquilo que está proporcionando ao seu cliente, sem que dependa da intuição. Saberá o que a imagem que pretende criar expressará e poderá explicar isso ao seu cliente, quase garantindo a sua satisfação.Nas próximas edições falaremos sobre como o visagismo valoriza o trabalho do profissional de beleza, trazendo uma maior realização; como beneficia o cliente, e como a imagem pessoal, além de afetar a auto-estima, pode também, transformar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário